Histórico do CFM
EMail

História do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas

O Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM) foi criado em 1975 e inicialmente era responsável apenas pelos cursos de Licenciatura em Química, Física e Matemática. A partir de 1979 ficou responsável pelos cursos de Pós-Graduação (Mestrado) em Química, Física e Matemática. A partir de 1990 implantou-se o Doutorado na área de Química.

Os cursos de Pós-Graduação em Físico-Química receberam, até seu desmembramento, em sucessivas avaliações, o conceito A da CAPES. O curso de Pós-Graduação em Química recebeu na última avaliação, conceito A para Mestrado e Doutorado. O curso de Pós-Graduação em Física, cujo o conceito era A, recebeu na última avalição da CAPES, conceito B. Por outro lado, a comissão de avaliação da CAPES recomendou a implantação do curso de Doutorado em Física, cujo início ocorreu em março de 1997. No que diz respeito ao curso de Pós-Graduação em Matemática, após um período de dificuldades, este vem se restruturando e obteve conceito B na última avliação da CAPES.

A formação de recursos humanos sempre foi a principal meta do CFM. Como resultado desta política, mais de 50% dos 160 professores são Doutores e os demais são Mestres ou estão em formação em nível de Doutorado. No ano de 1998, com a conclusão de dois Doutorados, o Departamento de Química passou a ter 100% de Doutores em seu corpo docente. O Departamento de Matemática, visando a melhoria da qualidade do seu curso de Pós-Graduação, vem incentivando a formação de seus professores em nível de Doutorado e Pós-Doutorado bem como a contratação de Professores Doutores visando reforçar os grupos de pesquisa existentes. Por outro lado a contratação de novos pesquisadores pelo Departamento de Física terá como reflexo a curto prazo um salto na qualidade do seu curso de Pós-Graduação. No biênio 97/98, o CFM teve um total de 298 artigos publicados em periódicos internacionais e nacionais. Participou com mais de 628 comunicações em Congressos nacionais e internacionais. Uma comparação com biênios anteriores mostra que a produção científica do CFM vem crescendo de forma contínua nos últimos anos o que expressa a alta qualificação de nosso corpo docente. Dentro do contexto da UFSC, o CFM ocupa,atualmente, o primeiro lugar na produção científica em termos de periódicos nacionais e internacionais.