Nota de pesar pelo falecimento do professor José de Pinho Alves Filho, do Departamento de Física

20/12/2022 23:08

Prezados colegas do CFM,
É com profundo pesar que informamos o falecimento de nosso colega, Prof. José de Pinho Alves Filho, no dia de hoje, 20/12/2022.
Para todos que o conheciam, se destacava a paixão que o Pinho dedicava às atividades profissionais e seu amor à UFSC e ao ensino e à pesquisa nesta área.
Aos familiares e amigos, desejamos que a força do Pinho continue sendo inspiradora e que as boas lembranças fiquem por muito tempo em nossas memórias.
Segue um brevíssimo resumo da vida profissional de nosso colega, escrito pelo seu amigo e colega, Prof. Arden Zylbersztajn:
“JOSÉ DE PINHO ALVES FILHO
Bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1969), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), Doutor em Educação: Ensino de Ciências Naturais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), com pós-doutoramento na Universidade de Aveiro/Portugal (2009). Lotado no Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina desde 1976, desenvolveu atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas principalmente para a formação de professores, e de administração, tendo ocupado a chefia do departamento. A nível de pós-graduação destacou-se como professor, orientador e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC, do qual tornou-se Professor Voluntário (docente permanente) após a sua aposentadoria em 2018. Deixa vasta produção bibliográfica na área de Educação/Ensino de Física, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, principalmente nos seguintes temas: Atividades Experimentais, Alfabetização Cientifica e Tecnológica (ACT). Interdisciplinaridade – Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade; Didática das Ciências e Avaliação de Sistemas Educativos. Anteriormente ao seu ingresso na UFSC, foi docente da Fundação Universidade Regional de Blumenau (1970-1971) e do Instituto de Física da USP (1971-1975), onde participou do Projeto Ensino de Física (PEF) voltado para a elaboração de material didático para o ensino médio.”
O velório de nosso colega, José de Pinho Alves Filho, será nesta quarta-feira, 21/12, das 9:00 às 13:30,
no Cemitério Jardim da Paz, Florianópolis.
At.te,
Direção do CFM